terça-feira, 26 de agosto de 2014

Palavras para quê!

Trancoso é uma autarquia que foi gerida pelo PPD desde o princípio do mundo, desde que há eleições. Nas últimas autárquicas mudou para O PS.
O novo Presidente foi entrevistado pelo jornal O Interior, no dia 21-08-2014:
(...) 
P – Como está a situação financeira do município? Já terá um levantamento, ainda que porventura não exaustivo, da realidade atual das contas, quanto deve neste momento a Câmara de Trancoso?
R – Essa é a grande preocupação deste executivo. Nós herdámos uma situação muito pesada. O endividamento é monstruoso, ou seja, para além dos 12,3 milhões de euros que constam no portal da transparência dos municípios, que já era muito, há uma outra dívida muito, muito significativa da ordem dos 9 milhões de euros e que resulta da parceria público-privada para a construção de apenas três equipamentos: a construção da central de camionagem com custos de 2,6 milhões de euros, a requalificação do campo da feira que custou 3,3 milhões de euros e ainda um equipamento em Vila Franca das Naves com 1,8 milhões, tudo isto sem qualquer financiamento e sem criar um único posto de trabalho. O campo da feira mais não é que um mero parque de estacionamento durante grande parte do ano com meia dúzia de viaturas e essa parceria público-privada custa, por dia, 1.100 euros ao município até 2034. Veja a situação pesada que resulta desse negócio!
P – Acha que o município vai estar hipotecado durante 20 anos por causa dessa parceria público-privada?
R – Não tenho qualquer dúvida. Não conheço nenhum município do interior, pequeno como o nosso, com uma parceria deste género. (...)