quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Bordéis clandestinos

O jornalista José Manuel Fernandes esteve há anos no centro da miséria vergonhosa da inventona das escutas de Belém, que merecia cadeia. 
E o senhor embaixador Francisco Seixas da Costa reconhece isso mesmo. Palavras suas daqui: «Contrariamente a imensos amigos meus, que sentem urticária à simples menção do seu nome - em especial depois de ele se ter visto no centro dessa construção sinistra que foi a "inventona" das "escutas à Presidência"».
O mesmo JMF publicou um dia destes esta pulhice.
O sr embaixador diz isto, referindo-se a ela. «Volto, contudo, à "opinião" que ontem JMF publicou no "Observador" a propósito de José Sócrates, tendo como pretexto Ricardo Salgado. (...) Nesse texto, JMF revisita, mas com a arte e a elegância de escrita que é a sua, o pacote de argumentos que é típico dos "tablóides" a que temos direito, desde o "Correio da Manhã" aos "noticiários" de Manuela Moura Guedes (que devem estar aí de volta, num tempo em que se aproximam eleições). De facto, num tom pretendidamente despido de preconceitos ideológicos (os quais, no entanto, transpiram por todo o lado), JMF combina com grande maestria um conjunto de insinuações, meias-verdades e inferências oblíquas (com pequenos truques de escrita, de efeito subliminar garantido para um leitor desprevenido), ficando sempre na soleira de poder ser visto a fazer alguma acusação concreta, não vá a mão da Justiça tecê-las(...)»
Eu ponho-me a adivinhar, (porque tudo o indica e eu tenho memória) que JMF e FSC têm em comum um passado maoísta de há 40 anos, tão vergonhoso que um e outro já o apagaram do cenário. Se não foi assim, parece. E noto que o senhor embaixador, no PS, apoia hoje Seguro, por quem JMF também se não cansa de terçar armas.
Realmente, na nossa vida pública, les beaux esprits se rencontrent. E os mais canalhas também. É por isso que eu sempre preferi as casas de putas assumidas. Ao menos essas têm inspecção sanitária!