terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

HAJA LUZ! - 16

[Nativos e moais da ilha da Páscoa, desenhados por Duché de Vancy, que acompanhou parte da expedição de La Pérouse, 1796]

«Além de ser um químico genial, Lavoisier era também um patriota dedicado, sempre pronto para servir a nação. Em 1785, no auge da fama científica, foi eleito director da Academia; como membro da Comissão Administrativa competia-lhe pronunciar-se sobre as mais variadas e importantes questões económicas, sociais e políticas, além das científicas. Aos poucos, na sua vida, iam-se diluindo as fronteiras entre ciência, economia e política - até porque o profundo envolvimento de Lavoisier nos assuntos da Renda Geral faziam dele um grande especialista de finanças, consultado amiúde pelo rei e pelo governo. Seria preciso esperar quase um século para encontrar, na história da química, outra figura com um comparável espectro de interesses: Dmitri Mendeleev.
Um dos assuntos que ocupou Lavoisier em 1785 foi o problema da produção de água potável no alto mar: a sua contribuição para os preparativos da grande viagem de exploração marítima do Compte de la Pérouse. Patrocinada por Luís XVI, a expedição de La Pérouse destinava-se a ofuscar as célebres viagens de circum-navegação de Fernão de Magalhães e de James Cook. (...) Uma curiosidade: um tal Napoléon Bonaparte, prestes a fazer 16 anos, inscreveu-se para a viagem mas não foi aceite. (...)
As duas fragatas, L'Astrolabe e La Boussole, fizeram-se ao mar em Brest a 1 de Agosto de 1785 rumo ao Atlântico Sul. Contornaram o cabo Horn e visitaram e mapearam sucessivamente as ilhas da Páscoa, Hawaii, Alaska, California, Filipinas, Macau (1786), Coreia, Japão, Rússia e Austrália, onde chegaram em Janeiro de 1788. La Pérouse esperava estar de volta a França em Junho de 1789. Após a partida da Austrália nunca mais foram vistos. Só décadas mais tarde se percebeu a tragédia que os vitimara: os navios tinham naufragado nos recifes de coral, e a tripulação fora massacrada pelos nativos da ilha de Vanikoro (Salomão). Os restos de La Boussole só foram encontrados e identificados em Maio de 2005. (...)»