segunda-feira, 8 de abril de 2013

Chomsky 5

«Sobre a economia
Sem querer entrar em pormenores, a situação a que temos assistido nos últimos trinta anos é, na verdade, um pesadelo previsto pelos economistas clássicos.
Adam Smith (Londres - finais do séc. XVIII) considerava a possibilidade de os comerciantes e fabricantes resolverem fazer negócios no estrangeiro, por meio de investimentos e importações. Previu que eles iriam lucrar, prejudicando no entanto a Inglaterra.
Contudo, Adam Smith acrescenta que os comerciantes e fabricantes prefeririam operar no seu próprio país - algo a que por vezes se dá o nome de "preferência pelo mercado nacional". E assim, como se por acção duma "mão invisível", a Inglaterra seria salva da devastação da que é hoje conhecida como globalização neoliberal. É uma passagem bastante flagrante. Na sua obra clássica A Riqueza das Nações, essa é a única ocorrência da expressão "mão invisível". Talvez a Inglaterra venha a ser salva da globalização neoliberal por uma "mão invisível". (Porque a Jaguar já é indiana, a Rolls-Royce é chinesa, e a ...)
Outro grande economista clássico, David Ricardo, reconhecia o mesmo aspecto e esperava - um pouco sentimentalmente - que esta situação não viesse a ocorrer. E durante muito tempo assim foi. Mas é esta a realidade actual. É precisamente o que tem estado em curso nos últimos trinta anos.(desde a tal dama de ferro, a tal que morreu insana)»