domingo, 7 de abril de 2013

Chomsky - 3

«Sobre os bancos
Antes de 1970, os bancos eram... bancos. Faziam o que lhes competia numa economia capitalista de estado: utilizavam fundos excedentários de contas bancárias, por exemplo, e transferiam-nos para objectivos potencialmente úteis: por exemplo, ajudar uma família a comprar casa ou a pagar os estudos dos filhos. Esta situação alterou-se drasticamente na década de 70. Até então não havia crises financeiras. Foi um período de enorme crescimento - o crescimento mais acentuado na história dos EUA, e talvez em toda a história da economia - um crescimento sustentado durante as décadas de 50 e 60. E era igualitário. (...)
Já nos anos 70 houve alterações bruscas e acentuadas: a desindustrialização, a deslocalização da produção e o protagonismo das instituições financeiras, que cresceram exponencialmente. Devo dizer que, nos anos 50 e 60, se verificou também o desenvolvimento da que mais tarde viria a ser conhecida como economia de alta tecnologia: os computadores, a Internet e a revolução das tecnologias de informação desenvolveram-se sobretudo nestas décadas, especialmente no sector estatal. Este sector tardou algumas décadas a atingir o auge, mas desenvolveu-se nesta altura.
As alterações que ocorreram nos anos 70 desencadearam um círculo vicioso, redundando numa crescente concentração de riqueza no sector financeiro. Algo que não é benéfico para a economia - antes a prejudica, bem como à sociedade - e que teve por desfecho uma extraordinária concentração de riqueza, sobretudo nesse sector.»