quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Morcegos

Soube depois que a Ferrominas entrou em processo de falência em 1983. E o facto arrastou consigo o abandono da extracção dos minérios, a morte súbita do comboio de vagões, o fecho do gabinete dos projectistas e o encerramento das minas. E isto tudo aproveitou a uma colónia de morcegos, que se puseram a dormir lá dentro de cabeça ao pendurão.
Mas ficaram na serra do Reboredo oitenta milhões de toneladas de minério. E consta que a MTI quer retomar a exploração durante 60 anos, quer investir 600 milhões e quer pôr a trabalhar 500 mineiros. 
A notícia deixou luz na escuridão, não fosse o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas ter o projecto parado. Bem promete a MTI fazer uma galeria para os morcegos dormirem em sossego. O Instituto precisa de saber se os morcegos lá hibernam, ou se apenas se limitam a invernar.
Pelo trilho que as coisas levam neste mundo, a cada dia amanhece um cristão mais perto da condição de sem-abrigo. Cá por mim, se os fados o permitirem, antes quero ser morcego na próxima incarnação.