quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Uma tristeza, ou um país de falhados?!

«O Governo em funções, através do seu Ministro da Defesa – seguramente um dos piores ministros desde que o cargo foi criado, em 1950 – decidiu encerrar o Instituto de Odivelas (IO), escola notável, centenária e de excelência. A admissão de novas alunas foi interrompida este ano lectivo e as alunas existentes, que assim o entendam, irão ser transferidas para o Colégio Militar, onde está a ser ultimada uma camarata, para estabelecer a aberração da existência de um internato feminino e masculino de menores, no mesmo espaço colegial. Edifício já cognominado pelos actuais alunos com o significativo nome de “maternidade”… 
Este encerramento configura um crime cultural, educativo e patrimonial; antipatriótico e de vistas curtas. (...) Nele serão implicados os sucessivos políticos – quais bárbaros do “Estado Islâmico” - que provocaram o acto; as chefias militares que tremeram de coragem, na defesa pífia que fizeram das Instituições que tutelavam; as diferentes associações de pais e de antigos alunos, por causa da falta de entendimento que revelaram, ao não terem estabelecido uma acção comum e concertada, para fazer frente a esta verdadeira “invasão de Vândalos”. (...) 
A Comunicação Social eivada de “ismos”, nunca transmitiu uma ideia equilibrada do que se estava a passar, ao passo que o comum dos cidadãos vive uma ignorância esfarrapada, relativamente a tudo o que é importante e se passa à sua volta. 
Quanto ao inquilino de Belém, lá esteve no seu comportamento habitual de “falta de comparência a jogo”. Uma tristeza. (...)»
[Brandão Ferreira]