domingo, 27 de janeiro de 2013

HAJA LUZ! - 5

O Endeavour
«O pretexto científico da viagem do Endeavour (capitaneado por James Cook), era curioso: observar em boas condições atmosféricas a passagem do planeta Vénus em frente do Sol - aquilo que é vulgarmente apelidado por Trânsito de Vénus. (...)
O Trânsito de 3 de Junho de 1769 foi seguido por equipas de vários países em vários pontos do globo. Só a Royal Society de Londres - já nessa altura a mais prestigiada sociedade científica do mundo - patrocinou quatro expedições. A Cook coubera a tarefa de montar um observatório em Thaiti, no Pacífico.
A conjunção de Vénus com Thaiti era apropriada. Descoberta em 1767 pelo inglês Samuel Wallis, Thaiti revelara-se uma verdadeira Ilha dos Amores - um paraíso reencontrado que escapara, imune, ao pecado original. Abençoada com um solo fértil e um clima de eleição, a ilha era uma espantosa cornucópia de frutos e delícias tropicais. Sem necessidade de labutar para comer, os seus habitantes viviam em perfeita harmonia, entregues aos prazeres do sexo, alheios a quaisquer inibições ou códigos moralistas. (...)
Thaiti tornou-se no destino sexual favorito de viajantes e turistas durante o séc. XIX (até ser corrompida por pragas e doenças venéreas introduzidas pelos homens ocidentais. O caso mais conhecido é o do pintor Paul Gauguin, que ali viveu e trabalhou durante duas temporadas (1891-1893 e 1895-1901). (...)
A topografia da zona recorda esta passagem: Cabo Banks, Ponta Solander. E também Cabo Sandwich, em homenagem ao quarto Earl of Sandwich, John Montagu. Sandwich foi um hábil político e administrador, mas também um viciado no jogo e libertino assumido. Hoje anda nas bocas do mundo graças à sua invenção culinária de 1762: a sanduíche permitia-lhe passar um dia inteiro a jogar, sem se levantar da mesa para tomar as refeições.(...) 

H.M.S. Beagle 
O projecto mais controverso foi o do transporte da fruta-pão do Pacífico Sul para as Caraíbas, a fim de fornecer alimento barato para os escravos. Em 1787, o capitão William Bligh foi encarregado dessa missão. Um mês depois da partida de Thaiti, a tripulação revoltou-se contra a disciplina cruel do capitão, expulsou-o do navio, e Bligh teve de percorrer 3600 milhas em barco aberto nos mares do Sul. O relato dessa experiência, A Revolta a Bordo do H.M.S.Bounty, publicado por Bligh em 1792, serviu de base a três filmes famosos. (...)
Graças à sua influência e amizade com Sandwich, Banks conseguiu também que pelo menos um cientista ou naturalista fosse incluído em todas as expedições geográficas. Foi graças a este esquema que Charles Darwin embarcou no H.M.S. Beagle para uma viagem de quase cinco anos (1831-1836), que o levou a Cabo Verde, América do Sul, ilhas Galápagos, Tahiti, Nova Zelândia, Austrália, Tasmânia, Maldivas, Maurício, Santa Helena, Ascenção e Brasil. Com a publicação de Da Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida, Darwin conseguiu dar a volta à Criação. Afinal, os sete dias (ou seis, tirando o dia de descanso) tinham sido umas centenas de milhões de anos de evolução.» (...)