quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

HAJA LUZ! - 8

O ENCICLOPEDISMO
«Ao longo do séc.XVII foram sendo publicados vários dicionários universais de "todos as artes liberais e de todas as ciências úteis". (...) 
Mas foi verdadeiramente no séc. XVIII que a febre dos dicionários universais dos conhecimentos ou enciclopédias se espalhou. Com efeito este foi o século da ordem, da organização, da classificação e das regras.Basta pensar no urbanismo da Baixa lisboeta com o seu sistema de ruas perpendiculares, umas em direcção ao Tejo, outras paralelas ao rio, mais a atribuição de cada uma a um mester bem definido (sapateiros, retroseiros, correeiros, etc) e compará-lo com o labirinto acidentado de Alfama. No século XVIII até os direitos e liberdades apareceram codificados em declarações, constituições e palavras de ordem, como Liberdade, Igualdade e Fraternidade.»
[Denis Diderot-1713/1784]]
«A publicação da Enciclopédia de Diderot-D'Alembert foi também um magnífico sucesso comercial. A tiragem do primeiro volume, prevista para 1625 exemplares, teve que ser aumentada para 2500. (...) Em 1754 a tiragem já quase tinha duplicado para 4200 exemplares.»
[Jean Le Rond D'Alembert - 1717/1783]
«Uma boa notícia é que existe na biblioteca do Instituto Superior Técnico em Lisboa um conjunto da raríssima nova edição (1778); a má notícia é que um aluno ou professor mais patriota roubou o tomo 14, correspondente à letra P (com o artigo sobre Portugal).» (...)