quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Slow motion

1 - Entre 1991 e 1999, Passos ocupou a função de deputado na AR. Ao contrário da norma canónica, não declarou à entrada que desempenharia essa função em exclusividade, embora tal condição lhe aumentasse em 10% a subvenção respectiva. E por que é que não declarou?
2 - Porque em breve iria ser designado vice-presidente da bancada, e essa condição aumentar-lhe-ia a subvenção em 15%, não acumulável com outras. Ora Passos pode ser, e é, um canalha ético, mas não é completamente estúpido.
3 - À saída da AR, em 1999, Passos requereu a subvenção de reintegração na vida activa (60 mil €?). E teria automático direito a ela, no caso de ter sido deputado em regime de exclusividade. É por isso que só entregou essa declaração no fim do mandato, e não no seu início.
4 - Mas o regime de exclusividade proibia a acumulação com outros proventos mensais. Concretamente os pagamentos da Tecnoforma, esse buraco negro de fundos da Europa, essa empresa fantasmática orquestrada pelo Relvas (secretário de estado e facilitador de negócios) que agenciava trabalhos de formação e fundos para os pagar. 1,2 milhões de euros foram usados na formação de pessoal autárquico na Região Centro, para a operação duma dúzia de aeródromos, dos quais apenas três não estavam em total abandono. E não saiu daí um único formando que tenha recebido credenciais da formação recebida.
5 - Ao requerer, no final do mandato, a subvenção de reintegração, Passos teve que entregar as declarações de IRS dos anos em causa. Mas delas não poderiam constar quaisquer valores recebidos da Tecnoforma, sob pena de negarem o regime de exclusividade. Por isso mesmo não foram tais valores declarados ao fisco, constituindo um crime fiscal que entretanto prescreveu.
6 - É por isso que Passos alega amnésia e chuta para canto. Primeiro para a AR, onde o lacaio Albino Soares sonega informação ao jornalista Cerejo. O Soares é jurista e secretário-geral da AR, com provas dadas a levantar poeirada no universo cavaquista. E por enquanto não cospe na mão que lhe abastece a escudela.
7 - Depois disso Passos chutou para a PGR, a pedir averiguações para aumentar a poeirada. Sabendo muito bem que a PGR não pode, nem deve poder, gastar o seu tempo com averiguações de eventuais crimes já prescritos. A PGR é paga para fazer tarefas úteis.
8 - Tudo isto cheira a esgoto, disfarçado com cal branca.