domingo, 16 de março de 2014

Vidas 4

De Pott, na Póvoa
Para Q. no Campo Grande
1 de Novembro

Diverti-me na caça, e nada notei de especial, a não ser que o meu cavalo de repente se espantou. Ficou parado, e quando lhe dei esporas deu um grande salto. A cadela Diana uivava e ladrava muito, e os outros três cães estenderam-se no chão. Eu chamei-os, eles vieram e correram à minha volta como de costume. (...) Tudo era ainda para mim um enigma quando cheguei à ponte de Odivelas e vi que tinha caído. Quis atravessar a vau onde normalmente há 2 pés de água, mas agora havia 8 pés. Quando vi as casas da Póvoa fiquei estupefacto e admirei-me muito de que estivessem caídas. (...)
Dizem-me que houve um terramoto mas não se sabe em que região, nem se foi na cidade. (...) Uma vez que estou muito intranquilo, mando-lhe este camponês com 2 coelhos e 7 perdizes. (...) Tentarei estar amanhã de manhã junto de si. (...)