sábado, 5 de outubro de 2013

LER - 1

A revista LER, cujo ofício são Livros & Leitores mas que só é legível a poder de lupa, é pródiga em preciosidades na matéria. A última (Nº 128), que custa 5 € tal como as irmãs, é um regabofe de generosidade com os seus pacientes compradores. Até à última página.
A propósito dum discreto sinal de que Tiago Patrício publicou na Gradiva uma coisa que se chama O Estado de Nova Iorque, temos direito a entrevista.
Ora Tiago Patrício já uma vez aqui andou, e não foi por razões boas. Imagino o que serão as razões da obra nova, uma vez que o técnico de serviço não adianta sobre ela uma palavra. A mim, Deus me livre e guarde! Depois de cair na primeira emboscada, basta-me ficar a saber que o jovem está arrependido «de ter lido Aparição, do Vergílio Ferreira, e O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, ainda na adolescência. Não se consegue voltar a olhar para o mundo da mesma maneira.»
O mínimo dos mínimos ditaria que o entrevistador desfizesse logo ali ambiguidades. Devia o nosso jovem tê-las lido só mais tarde? Não as devia ler nunca? Tiraram-lhe a virgindade original? Abriram-lhe a cabeça? 
Isso era exigir demais a qualquer deles. E lá ficamos nós sem o saber, atolados em equívocos que nos saem muito caros. Balha-nos Deus, que é quem pode! A nós e à literatura!