domingo, 23 de abril de 2017

LER

É um caderno de 160 páginas. Lá dentro há notícias de publicações de perto e de longe, vinte e cinco páginas acerca do Onésimo, cinco páginas à volta do Lobo Antunes, sete páginas sobre o Raul Brandão, e trinta e quatro páginas do João Pedro George (olha quem!) sobre as mamas na literatura portuguesa. Custa a desmesura de 6€. Leio uma horita dele e arrumo-o na estante.

"O meu medo é notar que com os anos me vou tornando razoável em excesso, quase doentiamente tolerante. É disso que quero que me guardeis, Senhor. Dai-me raivas. Mantende viva em mim a capacidade de me enfurecer. Deixai que continue a chamar às coisas pelo seu nome, a criticar sem medo, a rir de mim próprio, e livrai-me até ao último momento das aceitações que crescem com a idade."
[José Rentes de Carvalho, em Mazagran, livro de crónicas que venceu o prémio APE]