segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Injustiças

Sempre houve muitas, esta é mesmo ...

O miau
1 Sou um miau, e sou
mau; faço o que me apetece e
se quero sair mio diante da porta, 
e se quero entrar mio do outro
lado da porta; e se quero comer
me roço nas pernas de rabo 
empinado num andar animado
pela perfídia e calculismo.

2 mas quando me não
prestam atenção vou para a 
cozinha deitar ao chão copos e 
tachos, e se não me enxotarem
defeco nos despachos de cada
habitante revoltante da minha casa;
ou na cama, ou no armário
- não têm como escapar deste
instinto primário que domesticou
os donos que se julgam tão 
sofisticados como eu. rinhau

3 sou assim, e sou ruim; deixam-me
arranhar as crianças sem
me bater, bufo a quem
e quando me apetecer; 
arranco pedaços ao sofá, 
estendo-me como um paxá
desprendendo um rasto de
pêlos e puns

4 e secretamente, muito
secretamente transformo quem
me acarinha num berço que aninha
um assassino devorador de ratos
e toupeiras, pássaros e lagarteiras,
insectos insurrectos, todo o tipo
de vida que não se lamenta quando
cai na minha garra sangrenta que
depois é lavada como se não fosse
nada

[Rodrigo, Lambda 1/12, 2016]