terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pobres... de espírito!


Portugal apresentou na ONU a proposta de alargar a área marítima das 200 para as 350 milhas. - O Hiper-Cluster do Mar são os Descobrimentos do séc. XXI! - confidenciou Mira Gomes, outro Infante D. Henrique que é secretário de estado.
Entretanto dizem os jornais que um tribunal de Ponta Delgada condenou o ministério da Defesa a pagar uma indemnização aos pescadores açoreanos, por prejuízos resultantes da ausência de fiscalização das frotas pesqueiras estrangeiras na ZEE dos Açores, entre 2002 e 2004. Por força das grandes frotas de pesca, como é o caso da espanhola e das de outros estados, os recursos haliêuticos estão a ficar cada vez mais escassos, atenta a grande quantidade de embarcações e artes depredadoras. Paulo Portas, um Neptuno que era ministro do Mar, alegou a impossibilidade de fazer fiscalização sem meios.
Aqui há uns anos, perguntei eu a um almirante que foi comigo à escola, por que razão adquiria Portugal uma parelha de submarinos. Ele respondeu-me logo que essa era a arma dos pobres, mas não disse que era a dos pobres de espírito. Deixou à história a rudeza da verdade.