quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Carta entreaberta

Ao Senhor Presidente da República
Prof. Aníbal Cavaco Siva

Excelência

Bem contra a minha vontade, (que não empenharia assim um voto meu!), é V.Excia o Supremo Magistrado do meus país. Porém assim o quiseram os meus concidadãos. E eu... noblesse oblige... não sei se me faço entender.
O meu país vai a votos. E eu também lá quero ir, mas tenho hesitações a esclarecer. Entre um primeiro-ministro, que bem ou mal governou, e uma candidata da oposição que agora quer governar, e me promete a Verdade. Dirijo-me a V. Excia, pois não vejo outra porta onde bater.
Disseram os jornais que um V/ assessor fiel, a mando de V.Excia segundo o próprio afirmou, lhes denunciou uma patifaria do primeiro-ministro. O qual efectuou, ou mandou efectuar, escutas ou vigilâncias ilegais em V/ Casa, em benefício próprio.
A ser verdade, o caso estava arrumado, e eu já sabia onde riscar a cruzinha. Porque não quero deixar aos meus netos uma Pátria de escroques e jagunços. Mas não está, e as dúvidas persistem. Porque há dias demitiu V.Excia o V/ assessor fiel. Que cumprira fielmente as V/ ordens.
De forma que a questão é a seguinte. Houve escutas ilegais, e o primeiro-ministro é um fora-da-lei a entregar à polícia? Ou mandou V.Excia anunciar o que não houve, em benefício da oposição que me promete a Verdade?
Esqueço facilmente o assessor, porque a figura do bode expiatório já se me tornou comum. Mas preciso de ver desfeita esta embrulhada, por causa dos meus direitos de cidadania. Por causa do meu país. E só V.Excia me pode ajudar nisso. Aguardo a V/ resposta até ao dia dos votos.