domingo, 27 de setembro de 2009

Ecos da Sonora - XX


Aí está um livrinho, chegado do Brasil, que se lê com algum prazer e ainda maior proveito! O Português Que Nos Pariu, de Ângela Dutra de Meneses. Em memória do bisavô, João Jorge Gaio Júnior, que em meados do séc. XIX deixou Vila Real de Trás-os-Montes e se fez ao mar, o trabalho é um voo de pássaro sobre a história dos portugueses, e sobre o que a autora pensa que nós somos. Com um humor, uma ironia, um espírito e uma desfaçatez que só podiam vir-nos do Brasil.
Os nossos donos da História, os encartados, não deixarão de fazer esgares de desdém. Isto se não chegarem à heresia! E têm toda a razão. Pois mesmo quando só serve para nos baralhar a cabeça, a ciênciazinha histórica é um assunto muito sério. Não deve andar assim na rua, de minissaia.
Mas descontemos-lhe nós algum par de cedências ao cliché, os versos octassílabos d'Os Lusíadas, e alguma estranheza do discurso, que já era esperada. O livrinho é um regalo.
E os portugueses de carne e osso ganhariam em lê-lo (ou em ouvi-lo, já agora!). Para se limparem do ranço fedorento do Pinheiro Chagas, e da sua História Alegre!