sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ainda a Júlia da Farmácia!

Já aqui se falou dela. Mas é irrecusável voltar à vaca fria, honni soit...
As histórias que José Rentes de Carvalho através dela nos conta, ou nos comovem, ou nos edificam, ou ainda melhor nos sobressaltam. Pela ironia, a vivacidade e o sarcasmo com que nos desvendam o mundo.
Saboreie o leitor Uns lotes à beira-mar, O Joalheiro, A Quinta do Mobutu, O Milhão, Scoop, Salon Gina, O Caderno de Hakim, O hospital militar, O sub... e depois fale!
Ficam agora também disponíveis, através da Sonora de S. Lázaro, para utentes invisuais, amblíopes, ou gente impossibilitada de ler.
Porque é preciso distinguir entre as cegueiras dos olhos e a cegueira real e programada, que é a das cabecinhas. Andam por aí a encher-no-las de areia, e de vazia genialidade, com Peixotos, e Tordos, e hugos mães de papel de cenário.
Eles lá sabem porquê. Mas isso é questão para o seu momento.

Amuse-bouche:
(...) depois de não nos vermos há muito encontrámo-nos uma manhã numa padaria, ele a entrar, eu a sair. Rimo-nos do acaso, abraçámo-nos, dei um passo atrás para admirar aquele Adô metamorfoseado, gordo e próspero, vestido com o esmero antigo:
- Houve milagre!
- De facto consegui salvar-me - disse ele. - Ou melhor: fui salvo pela merda. Literalmente. A merda salvou-me.
Num café a dois passos dali contou-me como ele e Janine, mesmo nos momentos de menos precisão, se tinham visto reduzidos a só comprar as entranhas dos frangos, e a sua surpresa ao notar um dia que os intestinos transparentes e finos, onde as cagalhetas se enfileiravam como contas de um rosário, possuíam uma curiosa trama e se dispunham num estranho desenho.
Foi a inspiração! Colando as tripas, com cagalhetas e tudo, sobre pequenas telas, colorindo-as e envernizando-as, tinha criado desse modo figurações tridimensionais de um estilo muito pessoal.
O êxito fora instantâneo. A galeria anunciava constantemente novas e maiores vendas. Chegavam pedidos da Suíça, do Japão, Itália e Estados Unidos. Directores de grandes museus intrigavam para que fosse dada prioridade às suas encomendas.
Com os primeiros fundos tinha podido comprar um apartamento na Rue du Bac, onde andava agora a fazer obras, e porque era perto fomos ver, não me custando a imaginar o luxo que seria quando estivesse pronto. (...)