quarta-feira, 29 de junho de 2011

O poleiro e o pote

Já um dia se falou aqui desta ave rara, que durante anos perorou no PÚBLICO sobre Educação.
Isto antes de se ter especializado na caça ao homem, como forma de fazer currículo e apresentar serviço. Convencido de que havia de chegar um paraíso, onde corre o leite e o mel.
A terra prometida afinal sempre chegou, mas o leite é que vinha destalhado. E ao ver que o pote não chegava para ele, o melro desconchavou-se.
Mal se conheceu o rol de alguns ministros, já o melro virava o bico ao prego, comentando assim as segundas escolhas do Bom Escuteiro:

- Assunção Cristas e a Agricultura- "Só tenho pena da Agricultura".

- Paulo Macedo e a Saúde- "E causa ainda mais (perplexidade) ver tal pasta entregue a quem, do ramo, só tem no currículo ter sido administrador da Médis. Para a saúde dos portugueses é muito pouco. Para a saúde de alguns, que vivem da doença dos outros, pode ser salutar".

- Nuno Crato e a Educação - "Explico o que posso explicar. Em Abril, Passos Coelho tinha um programa eleitoral para a Educação. Em Maio tornou público outro, que não só nada tinha a ver com o primeiro, como era a sua antítese. Escassos dias volvidos sobre a divulgação do último, Passos Coelho comprometeu-se publicamente a melhorá-lo. Mas faltou à palavra que empenhou, e apresentou-se ao eleitorado com um programa escrito em eduquês corrente, com medidas até 19 anos de prazo, pasme-se, e que, entre outros disparates, consagrava: a recuperação de duas carreiras no seio da classe docente; o enterro definitivo da eleição dos directores; a diminuição dos professores nos conselhos gerais; o aumento da promiscuidade entre a política partidária e a gestão pedagógica do ensino; a protecção da tirania e do caciquismo; a adulteração do sentido mais nobre do estatuto da carreira docente; (...) a recuperação da ideia bolorenta de uma agência externa de avaliação educacional e a subserviência à corporação do ensino privado, por forma que a Constituição proíbe. (...) Nuno Crato pensa que se mede a Educação como se pesam as batatas e que muda o sistema de ensino medindo e examinando. E não mudará. Ou muda ele, ou não muda nada".

O melro contava com o poleiro, para ir na tropa do pote. E não o tendo... deu ao demo o bom escuteiro!