sexta-feira, 8 de abril de 2011

Epílogo à la Voltaire

(...)
Na vizinhança habitava um célebre derviche, que gozava da fama de ser o melhor filósofo da Turquia. Foram logo consultá-lo. Pangloss tomou a palavra e disse-lhe:
- Mestre, vimos pedir-lhe que nos diga porque foi criado um animal tão exótico como o homem!
- De que te preocupas? Que tens tu com isso?
- Mas, reverendo padre- declarou Cândido - o mal que cobre a terra é medonho!
- E que nos importa que haja mal ou bem? Quando Sua Grandeza envia um navio ao Egipto, importa-se acaso em saber se os ratos que andam lá dentro estão ou não à sua vontade?!
- Que devemos então fazer?
- Em primeiro lugar calarem-se!
- Agradar-me-ia ainda - disse Pangloss - discutir com a vossa sapiência acerca dos efeitos e das causas, do melhor dos mundos possíveis, da origem do mal, da natureza da alma e da harmonia imanente!
O derviche, ouvindo isto, pô-los na rua. (...)
Voltando para a granja, Pangloss, Cândido e Martin encontraram um velhote que tomava o fresco à porta de casa, sob um toldo de laranjeiras. (...)
- O senhor é decerto o proprietário duma vasta e magnífica fazenda - disse Cândido ao turco.
- Tenho apenas vinte jeiras, cultivo-as com os meus filhos. O trabalho afasta de nós três calamidades: o aborrecimento, o vício e a pobreza.
Cândido ruminou profundamenta a frase do turco, e disse a Pangloss e a Martin:
- Este bom velhote parece-me estar na posse duma sorte preferível à dos seis reis com quem nós tivemos a honra de cear.
- As grandezas - disse Pangloss - são muito perigosas, segundo dizem todos os filósofos.(...)
- Também sei - interrompeu Cândido - que é preciso cultivar a horta.
- Tens razão - respondeu Pangloss - porque quando o homem foi posto no Paraíso mandaram-no trabalhar. O que prova não ser o homem um ente criado para o repouso.
- Trabalhemos sem discorrer - disse Martin - porque é o único meio de tornar a vida sofrível.
Todo o grupo concordou com a proposta e cada qual tratou de mostrar os seus talentos. A granja rendeu muito dinheiro. Cunegundes estava feia, para falar verdade, como um mostrengo, mas soube ostentar habilidades de doceira; Paquette bordava; a velha cuidava das roupas; até o abade Giroflée se tornou útil, fazendo perfeitamente trabalhos de carpintaria; chegou mesmo a ser um homem honesto. Pangloss dizia algumas vezes a Cândido:
- Todos os sucessos estão encadeados no melhor dos mundos possíveis. Porque enfim, se tu não fosses expulso dum formoso castelo, com grandes pontapés no traseiro por amor da menina Cunegundes, se tu não tivesses passado pela Inquisição, se tu não corresses a América a pé, se tu não espadeirasses o barão, se tu não perdesses todos os carneiros do maravilhoso Eldorado, tu não comerias aqui os frutos da terra.
- Tudo isso é muito bonito - respondia Cândido - mas é preciso cultivar a nossa horta!