segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Posfácio

No longínquo Natal de 1977 foi-me oferecida em Berlim esta novela do biólogo canadiano Fred Bodsworth. Num país que já não existe, de uma editora que há muito deixou de haver. Ora não havendo entre nós nenhuma tradução, nada como fazer uma pirata.
É a narrativa romanceada da migração do último maçarico-esquimó, que acabou dizimado a tiro nas planícies do midwest americano. 
Sendo um voador poderosíssimo, nunca criou medo dos homens nem se defendia deles. A sua velocidade de partida permitia-lhe escapar em segurança. E por isso acabou dizimado, provavelmente extinto,nos finais do séc. XIX. Se algum exemplar sobreviveu, foi em tão pequeno número que não garante a reprodução.
Migrante de Ártico a Antártico, era fidelíssimo à fêmea. Nidificava a norte do Ártico, descia para sul ao longo da costa leste da América, em voos ininterruptos de sessenta horas sobre o mar, até ao vale do Orinoco. Dali descia ao sul da Patagónia. E iniciava o regresso pelo interior das Pampas, cruzava os Andes até ao Pacífico e subia o midwest americano à medida que a Primavera o chamava. O seu objectivo era chegar à reserva, onde construía o ninho sempre no mesmo lugar. Os filhos adultos seguiam o mesmo destino, de acordo com as leis da Natureza.