terça-feira, 27 de abril de 2010

Caleidoscópio

1 - Quando chegou ao fim o Outono cavaquista, em 1995, as duas primeiras decisões de Guterres foram abolir as portagens na CREL e suspender a barragem do Côa. Da primeira, reza a história. Da segunda, sobra o crime do Tua e o museu de arte rupestre, um serralho de sultão construído num cabeço. Agora não sabem como geri-lo, o IGESPAR, o poder municipal e o turismo. Não sabem o que fazer dele, nem dos auroques pintados. Mas a linha do Tua já lá vai.
2 - O novo gestor do PSD, Pedro Passos Coelho, é um lobito neo-liberal disfarçado de cordeiro. E no entanto... sirvam os gestos que vem tomando, para aferir da canalhice das administrações precedentes.
3 - Se não for desta que Sócrates manda às malvas o TGV para Madrid, e adia até às calendas o novo aeroporto... o melhor é dá-lo para a troca, aos farsantes do rating da América.
4 - Em 2009, 81% dos patrões portugueses tinham como nível de instrução o ensino primário ou secundário inferior; 10% tinham o secundário superior; e 9% o ensino superior.
Já entre os empregados, as percentagens eram, respectivamente, de 65%, 16% e 18%. Palavras para quê?!
5 - A nata democrática da Nação vem-se consumindo em inquéritos parlamentares, para saber se sim ou não Sócrates falou verdade ao parlamento. Isto tudo num país em que a pequena e média trafulhice são endémicas, e a grande vigarice é lei de séculos. Hão-de ter um lindo enterro, eles e nós, quando vierem a descobrir o sexo dos anjos!