sábado, 12 de março de 2016

Salvamento

Em 1942, um P 38 Lightning americano (e outros) em trânsito para Inglaterra perdeu-se no mau tempo e optou por retroceder. A navegar pela bússola foi parar à Gronelândia, até que os tanques ficaram vazios. Uma aterragem no gelo era inevitável. A tripulação acabou resgatada, e o P 38 lá ficou.
Em 1992 foi recuperado por uma equipa americana, que o foi desenterrar do gelo a 270 pés (90 m) de profundidade. E hoje em dia espaneja-se no ar como se fosse novo, baptizado de Glacier Girl.
O que provavelmente teve lugar entretanto foi a acção deste princípio: para sólidos que aumentam de densidade ao fundir (caso do gelo e da água dele); quanto mais alta for a pressão sofrida, mais baixo é o ponto de fusão (do gelo). E este liquidifica. 
Inversamente, quando a pressão exercida é mais baixa, sobe o ponto de congelação da água, que solidifica.
O peso da estrutura da aeronave assente sobre o gelo aumentou a pressão; o ponto de fusão baixou, e ela foi-se enterrando lentamente em água. 
À medida que se foi enterrando, nas superfícies do extra-dorso (superiores), onde a pressão era menor, subiu o ponto de congelação; e o gelo acumulou-se por cima. 
O tempo, e a perícia técnica dos homens, fizeram o resto.
[imagens da busca de JJ]