sábado, 9 de janeiro de 2010

Mais Maravilhas de Origem Portuguesa

Relação da Viagem do Cardeal Bonello, Legado ao rei de França, Espanha e Portugal, com anotações das cidades, terras e lugares; descrito por Giovanni Battista Venturino da Fabiano, 1571 - Biblioteca Nacional da Ajuda, Lisboa.

"Há (na região de Vila Viçosa) raça de escravos negros, alguns dos quais são reservados somente para emprenhadores de muitas mulheres, como garanhões, fazendo-se exactamente com eles como com as raças dos cavalos em Itália. Deixam-se cavalgar estas mulheres para que possam parir, porque o produto é sempre do produto destas escravas, e digo que são servas prenhas. Não é permitido aos garanhões negros cavalgar as prenhas sob pena de 50 chicotadas, mas cavalgar somente as não prenhas, porque se vendem as crias a 30 ou 40 escudos cada uma; e destes rebanhos de fêmeas há muitos em Portugal e nas Índias, só para venderem as crias como disse. Estes garanhões negros são inveja de muitos homens esbranquiçados".

No Brasil, por volta de 1850, era a "Ilha das Crias" (na Marabaia, Rio de Janeiro) um activo centro de reprodução de escravos, mantido por um proprietário fluminense.