quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cria fama e deita-te a dormir!

De tanto me interditarem a bola no terreiro, enquanto fui criança, fiquei-lhe adicto quando me fiz adulto. E nunca mais a pude dispensar. Por onde quer que a minha vida andasse (e andou por muitos lugares!), logo eu buscava um grupo de entusiastas, para fazer o gosto ao dedo.
Aqui há uns anos vivi perto de Nancy, lá para o norte de França, por pouco já fora da fronteira. E o melhor que descobri foi uma trupe de africanos, todos de Madagáscar. Juntavam-se ao domingo num logradouro pelado, e ali passavam toda a santa manhã, metade para cada lado, até à hora da bouffe. Mas que não aceitavam estrangeiros!
Eu insisti, pedinchei, para não dizer que me pus a mendigar. Até que um deles, que tinha mais ar de mister, quis saber qual era o meu país.
- Sou português, catano, sou da terra do Figo! E do Pantera Negra, já ouviste falar?!
O malgache escancarou-se de espanto, abriu uma excepção e alistou-me no team. Por uma única razão, que logo esclareceu:
- No meu país, às criancinhas que não querem comer, ainda hoje argumentam as mães: queres que mande vir os portugueses?! E é logo remédio santo!