domingo, 10 de abril de 2011

Mais vale tarde... 14 - De Gaulle e os maquisards

(...)
No intervalo que decorreu entre a vitória eleitoral dos partidos populares, em Fevereiro de 1936, e a formação do novo governo, em Julho do mesmo ano, a oposição reaccionária tornou bem clara a sua intenção de não se conformar com a vontade expressa nas urnas pela esmagadora maioria do povo francês. Por intermédio dos jornais que financiavam, a grande indústria e os bancos declararam abertamente que nunca haviam reconhecido, e nunca reconheceriam, o direito dos operários a negociar colectivamente, e também que o programa de seguros sociais, pensões de velhice, férias pagas e redução das horas de trabalho, que o novo governo se comprometera a realizar, causaria a ruína da França, e, por conseguinte, o dever patriótico de todos era resistir e levantar todos os obstáculos possíveis à futura administração.
Esta espécie de intimidação, para não dizer provocação, teve o efeito de criar perplexidade no seio das organizações trabalhistas. As eleições tinham dado uma vitória iniludível aos partidos da esquerda. Ao cabo de mais de um século de esperanças sempre frustradas, mas que apesar disso continuavam bem vivas, os elementos avançados da nação tinham finalmente a alegria de ver formar-se um governo de tendências socialistas. Permitiriam agora, no limiar do sucesso, que lhes arrebatassem o fruto da vitória? Os chefes da Frente Popular saberiam conservar-se firmes, sem se intimidarem nem transigirem diante daquelas ameaças de recusa e obstrucionismo? (...)
Mas a reacção não se deu por vencida. Voltou à carga, recorrendo à congelação e à fuga em massa do capital. Como as classes ricas de Espanha, por ocasião da subida da Frente Popular ao poder neste país, os cidadãos franceses abastados escoavam-se para a Suíça e para a Holanda (só na comunidade onde eu residia nada menos de sessenta e duas famílias mudaram-se para a Suíça e a Inglaterra em espaço inferior a um mês) e muitos outros remetiam os seus fundos para fora do país (...).
Ao mesmo tempo (não havia ainda um mês que a Frente Popular se achava no poder) a Internacional Fascista, utilizando-se da desacreditada camarilha clérigo-militar encabeçada em Espanha por Sanjurjo, Franco e Mola, desfechava um ataque sangrento à nascente democracia naquele país. Por simples razão de interesse nacional e defesa própria, era manifesto dever de qualquer governo francês fornecer às autoridades constituídas do país vizinho e amigo os meios com que se defendessem de uma pérfida insurreição desse género. E não somente os meios de defesa: a ameaça duma vitória de Franco, sustentado como era pelos dois ditadores fascistas de Roma e de Berlim, exigia nada menos que o envio imediato de tropas francesas em auxílio do governo democrático de Madrid. (...)
O alto comando francês, chefiado em 1936 por Maxime Weygand, que tinha por subordinado Philippe Pétain, vice-presidente do Conselho Nacional de Defesa, conhecia o perigo da insurreição franquista tão bem - e ainda melhor, visto dispor das informações do serviço secreto - como os amigos da França qu insistiam na intervenção. (...) Porque foi que Weygand, que se arvorou em grande patriota após a derrota do seu país, não aconselhou Daladier e Blum, não insistiu com eles numa pronta intervenção na Espanha, nessa ocasião em que ainda se podia salvar a França e a marcha do fascismo pela conquista do mundo podia ser atalhada na origem?
Weygand e Pétain qualificaram de "irreparável" a situação militar ao assumirem o lugar de Gamelin e Reynaud, em Junho de 1940. A situação porém não tinha nada de irreparável, em Julho de 1936, quando o general Franco, como instrumento do Duce e do Führer, começou a aplainar o caminho para a fascização da Europa. Onde estavam então Weygand e Pétain, Laval e Flandin, Lémery, Marquet e Reynaud?
Resposta: os chefes nacionais de 1940 achavam-se, em 1936, na frente franquista. Estavam nessas fileiras, que eram a vanguarda do movimento fascista, dirigido principalmente contra a República Francesa e contra o Império Britânico. para esses homens, as considerações de interesse de classe sobrepunham-se aos interesses nacionais do seu país. (...)
Assisti, por casualidade, em Agosto de 1936, a um garden-party abrilhantado por uma quermesse em benefício das forças rebeldes de Espanha, na propriedade da duquesa de Uzés, em Saint-Germain-en-Laye. Vi ali monsieur le géneral Weygand, cercado por uma multidão arrulhadora de princesas e baronesas, vender em leilão cordas para enforcar - conforme se anunciava solenemente - não a Hitler, Mussolini ou Franco, os inimigos confessos da França, mas Léon Blum, Vincent Auriol, Léon Jouhaux, Largo Caballero, a Passionária, Negrin, Prieto, José Bergamin, Vitor Margueritte, Romain Rolland e outros chefes trabalhistas e intectuais liberais, franceses e espanhóis. (...)
As questões implicadas na revolta espanhola sobrelevaram em muito todos os demais acontecimentos no teatro político da frança, durante a administração da Frente Popular. Na questão espanhola, os chefes populares deixaram-se intimidar pelos clamores incessantes da frente franquista, negando à república amiga o auxílio que poderia salvá-la. Blum e os seus companheiros curvaram-se às exigências da reacção, primeiramente abstendo-se duma franca intervenção militar e depois fazendo cessar os socorros clandestinos que a iniciativa particular enviava à Espanha democrática. Blum fechou a fronteira e até negou aos voluntários "o direito de morrer pela democracia diante das muralhas de Madrid".
(...)