sexta-feira, 9 de julho de 2010

Congresso

1º Congresso da Associação Rio Vivo
Tema: À descoberta das nascentes
Data: 7/8 Agosto de 2010
Local: Pavilhão multiusos de S. Pedro do Rio Seco

Nos dias 7 e 8 de Agosto, a Associação Rio Vivo leva efeito o seu 1º Congresso no Pavilhão Multiusos de S. Pedro do Rio Seco.
A RIO VIVO foi constituída em Agosto de 2009, altura em que foi assinada a Carta de Princípios que ficou conhecida por “Declaração de S. Pedro”. Nesse documento estão expressos os princípios que norteiam a Associação, e estão definidos os objectivos que se propõe atingir. O tema do congresso é “À descoberta das nascentes”. Ao escolhê-lo assumimos que é na nascente que o rio se forma, e é das raízes que vem a seiva que dá a vida.
Nos tempos que correm, marcados pela euforia do consumismo, da facilidade aparente e do excesso, e pela desvalorização do trabalho, a Associação Rio Vivo pretende ser o espaço de reflexão e de busca de novas formas de desenvolvimento e prosperidade, pessoal e colectiva. Inspirados nas tradições e no exemplo dos que nos precederam, queremos deixar aos nossos filhos um mundo onde seja possível viver, com respeito pela Natureza, pela solidariedade humana e pela utilização racional dos recursos disponíveis.
Neste 1º Congresso, vamos apresentar e debater temas que têm que ver com a nossa aldeia, mas também com o mundo conturbado em que vivemos. E com o tempo, porventura ainda mais conturbado, que nos espera no futuro. Haverá também espaço para o jogo e o passatempo, recuperando antigas tradições locais como o Jogo do Ferro, e estimulando a vivência ao ar livre.
E é claro que a festa não poderia faltar: haverá sardinhada, animação, convívio e boa disposição!