segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A fome e a fartura

Existem em Portugal pouco menos de 200 instituições de ensino superior, públicas e privadas, contando universidades, institutos politécnicos, e escolas superiores disto ou daquilo. Nelas se ministram, por pouco, cinco mil cursos de licenciatura, mestrado ou doutoramento. E haveria aqui razão para falarmos de fartura, se antes não houvesse um caso típico de fome oportunista e fartar vilanagem.
Temos então 17 instituições de ensino superior por milhão de habitantes. Na Inglaterra há 2,9; na Espanha, 2,1; na Grécia, 3,4. Na América, que é a terra da livre iniciativa, só é permitido abrir uma nova universidade para responder às necessidades de um mínimo de 2 milhões de habitantes. Com tal rácio, caber-nos-iam cinco.
Mas Portugal é há muito uma terra prometida. Só em Lisboa, são ministrados cinco diferentes cursos de licenciatura em Sociologia. Isto para não falar doutras paróquias, onde cursos iguais são frequentados por exíguos alunos, a 50 quilómetros da paróquia seguinte. E assim é que dispomos de excesso de cursos, de superabundâcia de instituições, de carência de professores qualificados, de baixos níveis de ensino, e da matemática impossibilidade de os elevar. E o mais curioso é que não há ministro da Educação e da Ciência dos últimos trinta anos, que não seja o primeiro a verberar o despautério.
De criação recente é a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, de quem se espera o milagre de avaliar o sistema e corrigir o absurdo. É pecha nossa, incompetência antiga, esta de não reconhecer a ordem dos factores. E oxalá fosse ela pecha única. Porque um reitor de Lisboa, reconhecendo a insustentável e nociva irracionalidade que campeia, acaba de nos confidenciar um sonho: construir uma universidade de referência internacional, nos terrenos do aeroporto de Lisboa. Nem mais!