quinta-feira, 7 de março de 2013

Hugo Chávez 2

Tom Cotton, congressista republicano:
«Depois da boa notícia sobre a morte de Hugo Chávez, espero que o povo oprimido da Venezuela possa viver em liberdade e não sob a miséria da tirania.»
Ed Royce, membro republicano da Câmara dos Representantes:
«Hugo Chávez era um tirano, que obrigou o povo da Venezuela a viver com medo. A sua morte danifica a aliança dos líderes esquerdistas anti-americanos na América do Sul. Bons ventos levem esse ditador.»
Jimmy Carter, ex-presidente americano:
«Nunca duvidámos do empenho de Hugo Chávez em melhorar as vidas de milhões dos seus concidadãos.»
Joe Serrano, congressista democrata:
«Chávez percebia as necessidades dos pobres e estava empenhado em capacitar os sem-poder.»
Sean Penn, actor:
«O povo dos Estados Unidos perdeu um amigo que não sabia que tinha. E os pobres no mundo inteiro perderam um defensor.»
Oliver Stone, realizador:
«Está de luto por alguém que era um grande herói para a maioria do seu povo, e para aqueles que lutam em todo o mundo para encontrar um lugar.»
Michael Moore, realizador:
«Ele usou o dinheiro obtido com a venda do petróleo para eliminar 75% da extrema pobreza, e providenciar saúde e educação gratuitas para todos. Isso tornou-o perigoso. Os EUA aprovaram um golpe para o derrubar, apesar de ele ser um presidente democraticamente eleito.»
Editorial do PÚBLICO, 7 de Março:
«Durante 14 anos, Chávez concentrou o poder de uma forma despudorada, violou os mais básicos direitos humanos, manipulou a justiça e efectivamente neutralizou - quase anulou - todo o sistema judiciário. Começou pelo Supremo Tribunal, que sempre lhe deu razão. Fechou televisões, jornais e prendeu jornalistas que publicaram notícias causadoras de 'infundados medos' e 'ansiedade' na população. de uma penada e ao fim de pouco tempo no poder, já intimidava e censurava abertamente todos os que se lhe opunham, usando e abusando do Estado de forma arbitrária. Tornou a Venezuela num país de imaginários 'traidores', 'desestabilizadores', 'conspiradores', 'vampiros' e 'agentes da CIA' que descobria em todos e cada um dos que o criticavam.»
António Almeida Henriques, secretário de estado adjunto da economia do governo do Coelho
«Hugo Chávez foi, de facto, um amigo de Portugal. Mas hoje, entre os dois países, há uma relação de estado a estado.»
[Há negócios acima de dois mil milhões de euros adiados com a morte de Chávez. 'As exportações são lideradas por máquinas e aparelhos, construções em ferro fundido e em aço, equipamentos refrigeradores e congeladores, medicamentos, produtos alimentares e mobiliário. Portugal passou da 46ª posição em 2008 para o 11º fornecedor da Venezuela em 2012. E os marginais que estão no governo já trazem nos pés os sapatos de defunto da herança que lhes ficou de Sócrates. A ver se tapam as misérias.]