sábado, 9 de março de 2013

Semanada

«(...) Na Antiguidade eram conhecidos sete metais - ouro, prata, cobre, ferro, estanho, chumbo e mercúrio. Como eram sete, tal como as "estrelas" conhecidas, toca de os emparelhar com os astros, e já agora baptizar os dias da semana (excepto em português). No seu brilho, o ouro assemelhava-se ao Sol e deu origem ao Domingo (Sunday em inglês e Sonntag em alemão; (de Sun/Sonne para Sol). A Lua prateada deu a Segunda-Feira (Lunes em espanhol; Monday e Montag em inglês e alemão, de Moon/Mond). O ferro ia bem com Marte, o deus da guerra, e ficou reservado para a Terça-Feira (Martes em espanhol; Mardi em francês). Mercúrio, que tanto é metal como planeta, deu origem à Quarta-Feira (o Miércoles espanhol e o Mercredi francês). O estanho calhou a Júpiter (que deu o Jueves espanhol e o Jeudi francês). O cobre de Vénus ficou reservado para a Sexta-Feira (que é Viernes em espanhol e Vendredi em francês) e o chumbo de Saturno deu o Sábado (ou Saturday e Samstag, em inglês e alemão respectivamente). 
Pelo meio meteu-se a mitologia nórdica. Wotan (deus dos deuses), Thor (deus do trovão) e Freia (deusa da beleza e da fertilidade) deram Wednesday (Quarta-Feira), Thursday (Quinta-Feira) e Friday (Sexta-Feira) em inglês. Na Germânia, o deus do trovão dá pelo nome de Donner, pelo que a Quinta-Feira é Donnerstag.
Em português, por facilidade ou preguiça, recorremos à numeração de Segunda a Sexta- Feira, reservando o Sábado para o dia da oração (Sabá em hebraico) e o Domingo para o dia do Senhor (Dominus em latim). (...)»
[in HAJA LUZ!]