sábado, 16 de julho de 2011

Ecos da Sonora - XXXVIII

(...)
Os que estavam prestes a ser abandonados ao invasor francês olhavam, incrédulos, à medida que as dimensões da deserção se tornavam evidentes. Era uma operação em grande escala. O tesouro real e uma enorme quantidade de diamantes do Brasil tiveram prioridade. Caixas sem conta de documentos estatais, contendo registos com muitos séculos eram carregados nos porões dos navios. (...) A bilbioteca pessoal de António Araújo, uma impressionante colecção acumulada durante as suas vigens diplomáticas, foi também içada para bordo, enquanto que os sessenta mil volumes da Biblioteca Real da Ajuda se mantinham encaixotados nas docas. Parafernália religiosa, relíquias de família e mobílias provenientes de Mafra acompanharam a caravana. (...) A chuva persistente dificultava a operação, o cais estava saturado e os coches tinham dificuldade em abrir caminho na lama. (...)
Com as notícias de que as forças francesas estavam apenas a dois dias de distância, os últimos vestígios de ordem e organização evaporaram-se do porto de Lisboa. (...)
Atrás de si, o esquadrão real deixava um cenário desolador: bagagens, papéis ensopados em água e caixotes abandonados espalhavam-se pelo cais; (...) entre os detritos jaziam artigos inestimáveis do património da coroa, deixados para trás na pressa de partir. Coches luxuosos, muitos ainda cheios de valores retirados dos palácios, estavam parados nas docas vazias; catorze carradas de prata das igrejas foram abandonadas aos franceses e os sessenta mil volumes da biblioteca real da Ajuda espalhavam-se na lama. Algures, no meio dos caixotes de livros largados ao acaso no cais, encontravam-se edições quinhentistas raríssimas da Bíblia, mapas em pergaminho datados da "Era das Descobertas" (...).
(...) Podemos nunca vir a saber ao certo quantas pessoas conseguiram embarcar na frota, mas parece que cerca de dez mil saíram de Portugal para o Brasil - um número impressionante se tivermos em conta que a população de Lisboa naquela época não ultrapassava as 200 mil almas. (...)