segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Toma... e retoma!

[o marketing... ]
Dezenas de milhar de licenciados portugueses não têm trabalho. Centenas de milhar de outros trabalhadores estão no desemprego. Espanhóis inactivos são quatro milhões. Alemães são ainda mais. Americanos, ingleses, franceses...
[... os produtos...]
A economia chinesa cresce 10% ao ano, e acaba de ultrapassar a japonesa. A Volvo já é chinesa, e a Jaguar é indiana. 40% dos produtos vendidos na América pela cadeia Wall-Mart são fabricados na China. Cada ano, 300 milhões de chineses abandonam o campo, com todo o direito a quererem viver melhor. A China já destronou os Estados Unidos, como primeiro poluidor planetário. E tornar-se na primeira economia mundial é questão de poucos anos.
[... e as condições de produção. Clique para ver melhor!]
Uma economia assim globalizada transformou um bilião de orientais em escravos do planeta, ao mesmo tempo que partiu os dentes aos pré-escravos do Ocidente. Serve apenas a criação de dividendos para o accionista, e a ganância da cleptocracia que puxa os cordéis do mundo.
Num quadro destes, com a energia barata a esgotar-se, falar de competitividade e crescimento, de trabalho e de retoma, só é próprio de imbecis ou de farsantes. Que merecem é um toma, à Zé Povinho. E um retoma dos valentes!