sexta-feira, 24 de junho de 2016

Bolama

No início de 1931 caíram na Guiné, em Bolama, então capital da colónia, dois hidroaviões da esquadrilha de Italo Balbo (o Gago Coutinho italiano...) que tentava fazer a ponte aérea entre Roma e o Rio de Janeiro.
Desse desastre resta na ilha de Bolama, ainda surpreendentemente intacto, um monumento em pedra com a legenda "Mussolini ai Caduti di Bolama», inaugurado em Dezembro de 1931.
A esquadrilha, com 14 aparelhos, chegou a Bolama no dia de Natal de 1930. Era o último ponto de paragem em África, justamente por ser o mais próximo de Porto Natal, no Brasil. Depois de vários dias em Bolama para reparações e à espera de condições atmosféricas favoráveis, voltaram a levantar voo a 5 de janeiro de 1931. Caíram 2 aparelhos, provocando 5 mortos. Os restantes chegaram ao Rio de Janeiro,  no dia 15.
Dos 14 aviões Savoia-Marchetti S.55, apenas onze concluíram a viagem. Cinco pilotos morreram ao descolar da ilha de Bolama,...
O Governo português autorizara Mussolini a arrancar com o seu ambicionado projecto de construção de uma aeroporto na Ilha do Sal, indispensável para a ligação da Itália com os países da América do Sul onde residiam importantes comunidades italianas... A guerra frustrou os intentos de ambos os Governos.
[Vindo de JJ.]