domingo, 17 de junho de 2012

Pastiche do O'neill

Para o caso de voltar a encontrar-te
vou já meter no bolso uma pistola de plástico.
Quantas vezes uma boa pistolada
desferida na justa encruzilhada
faz e desfaz projectos de união
(ai Deus permita!)
ata e desata nós no coração
(diz-me que sim, Virgem bendita!)
ao bom caminho leva as almas de eleição.

Por um fútil nada
trocas a felicidade assegurada!
Por um golpe de vento
pela simples aventura dum momento
desprezas este bairro fora da cidade
e afogas-me em tormento!

Eu sei que vais voltar ao cinema de sábado
aonde lágrimas tuas me alagaram o ombro
naquelas fitas de "antes quero morrer!"
que tantas vezes me levaste a ver.
Embosco-te à saída com ar desesperado
e altivo e desprendido
hei-de encostar o bacamarte ao ouvido.

Não podes negar-me em tal aflição
a súplica dum pavor
quiçá uma compaixão.
E assim talvez eu possa dar a volta às coisas
e dispô-las de novo a meu favor
no teu lagriamante coração.