quinta-feira, 9 de julho de 2015

A questão tem pouco que saber

Schäuble: How much money do you want to leave the euro?
Dijssolbloem: You either sign the memorandum that the others have signed too, or your economy is going to colapse. We are going to collapse your banks.

Tsipras e o seu governo, e a Grécia inteira, podem depressa e bem aplacar os chacais da finança, e os feldmarschall da desgraçada política europeia, e os serviçais dos media que os sustentam.

Basta para tal que se disponham a assinar o memorandum que outros assinaram, o tal que insiste nas receitas dos últimos cinco anos, em que a sociedade grega foi submetida a ensaios que a levaram à implosão, em que 25% do PIB se desvaneceu às ordens duma troika que tem que lavar a face, em que três milhões de gregos foram lançados no desespero e na miséria, em que 60% dos jovens não têm trabalho nem futuro.
Basta que o Syriza aceite mais cortes em salários, pensões, trabalho, saúde, educação, direitos e dignidade do povo. Basta que aceite vender ao desbarato o que restar da Grécia, e as ancas da Vénus de Milo, e as pedras do Parténon, e as ilhas do mar Egeu.
Basta que o Syriza deixe de pretender reformar o país e a sociedade e a economia gregas, e combater a evasão fiscal dos poderosos, e a fuga de capitais das oligarquias, e o regabofe da economia negra. Basta que o Syriza aceite um haraquiri que servirá de exemplo urbi et orbi, e aceite a captura da soberania popular, e aceite a minagem dos princípios da democracia.
É isso que os chacais querem e os seus lacaios aplaudem.