sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ri-te ri-te!

« (...) A situação de partida descrita no enunciado é esta: “O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, situada a cinco metros do solo.” Pede-se depois aos alunos de 14 anos que indiquem “qual a intensidade da força aplicada ao gato durante a queda” e “o valor da velocidade” com que este chega ao solo.
Esta questão faz parte de um livro de exercícios elaborado para a editora Areal pelos quatro autores que lhe costumam fazer os manuais de Físico-Química do 3.o ciclo. O livro, chamado Zoom, foi distribuído a professores da disciplina para que o avaliassem. O passo seguinte foi rápido: o exercício apareceu estampado na quarta-feira numa página de Facebook e foi replicado depois por uma série de blogues, dando origem a um coro de protestos, que já teve efeitos.
“Este exercício não vai constar da versão destinada aos alunos”, garantiu ao PÚBLICO um dos responsáveis da editora, Diogo Santos, acrescentando que, por enquanto, “o livro foi só distribuído a professores, não se encontrando ainda à venda”. A sua comercialização estava prevista para Agosto e provavelmente o exercício do gato continuaria a figurar na página 30, se não fosse o alerta entretanto gerado. “O livro foi revisto por três pessoas e ninguém se apercebeu da situação”, justificou Diogo Santos. (...)» [in PÚBLICO]

Mas como é que isto tudo é possível?!