terça-feira, 30 de abril de 2013

Não

Vai ver este filme - NÃO - antes que esgote!
A CIA, que em 1973 desencadeou o assassinato de Salvador Allende, chegou a 1988 e adaptou-se aos tempos. Por isso promoveu um plebiscito no Chile, sobre a permanência de Pinochet no poder.
António Skarméta produziu a novela que dá conta da disputa entre o NO e o SI. E o filme conta-nos o que aconteceu. O NO ganhou e o ditador foi à vida, acabando a refugiar-se no regaço duma defunta célebre.
Como é que isto foi possível?! Pelas artilharias modernas que foram postas em marcha! Vai vê-las, antes que esgotem! E avisa das novidades o comité central, que bem precisado anda. Diz-lhe que hoje o Palácio de Inverno já se não conquista ao modo antigo. Diz-lhe que já não se partem os dentes ao inimigo mostrando a porta de saída ao Barros Moura, ao João Amaral, ao Carlos Brito, aos melhores dos melhores, aos mais dignos do nosso respeito e emoção.
Pede-lhe contas do caso de Caminha, uma autarquia em poder do PPD desde há uma dúzia de anos. As estruturas locais do PS, do BE e do PCP, iniciaram conversações para uma coligação eleitoral. Ao segundo encontro, o representante do comité central já não compareceu, proibido pelo diktat duma múmia muito antiga. Diz-lhes que sirvam a angústia do povo e se deixem de merdas, e aprendam alguma coisa com os modernismos da CIA!