domingo, 11 de agosto de 2013

"Reflexões sobre o Crescimento, População, Poluição e Recursos Naturais"

Em boa hora decidiu Luís Queirós dar à estampa O Mundo em Transição. Trata-se dum vasto conjunto de textos breves, que se ocupam de assuntos da maior actualidade, para os quais a informação corrente nem sempre está desperta e disponível.
"São reflexões sobre a civilização humana e o seu futuro. Podem ser um alerta para essa armadilha que é o crescimento exponencial, e para uma outra: a crescente complexidade tecnológica. E também um aviso sobre a escassez de recursos e os riscos das alterações climáticas." (da Introdução).
"(...) Significa isto que a população mundial, nos últimos dez anos, aumentou mil milhões de pessoas, tanto quanto tinha aumentado desde o aparecimento do homem até ao ano de 1800. Em apenas dez anos, a população cresceu tanto como tinha crescido em milhões de anos!" (pág.76)
É particularmente útil e oportuno dispor desta compilação, que aborda questões como os limites do crescimento, a sustentabilidade, a população, os recursos naturais, a energia, a globalização, a tecnologia, a Internet, a história, a economia, a ecologia, a geo-política, a sociologia... e os recentes ensaios da Transição
O discurso leve, claro, transparente e descomprometido, facilita uma leitura que, se já era proveitosa, passa a ser obrigatória.