quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Thatcherites

Donde vem o título desta belíssima balada contra as políticas funestas da Thatcher, que já andou aqui?! São contas velhas!
[Destruidores de máquinas ("Luddites") em acção, 1812]
[in HAJA LUZ! Jorge Calado]
(...) «Quando Mary Shelley escreveu a sua obra-prima [Frankenstein], já os Luddites estavam em acção. A Revolução Industrial criava emprego, até em demasia, pois punha todo o agregado familiar a trabalhar, das crianças aos velhos; mas também acabava com muita manufactura caseira, de apreciável qualidade. 
Liderados por um mítico King Ludd, bandos de arruaceiros começaram, por volta de 1811, a destruir maquinaria e a incendiar fábricas. Eram os primeiros ataques à inovação e ao progresso técnico e a uma incipiente globalização. O movimento começou em Nottingham, mas os distúrbios depressa se estenderam às outras regiões industriais inglesas.
Charlotte Brontë usou os acontecimentos no seu romance de 1849, Shirley. Donos de fábricas foram assassinados, desordeiros e manifestantes mortos à queima-roupa pelo exército. O Parlamento legislou (1812) e introduziu severas medidas de punição (aliás atacadas na Câmara dos Lordes pelo libertário Lord Byron). Depois, com a prosperidade económica, regressou a bonança.» (...)