domingo, 28 de maio de 2017

Lembranças

O Círculo de Leitores já não existe. Mas eu era sócio em 1970, e foi através dele que conheci Um Dia na Vida de Ivan Denisovich, de Alexandre Soljenitsin. Nunca mais me esqueci da importância que tinha uma migalha de pão para conservar a vida, nos campos de degredo do Stalin.
Eu morava então ali ao Califa, e aguardava lá por um transporte que me levava à Ota, onde me esperavam aviões da guerra da Coreia. Tão velhos, coitados deles, que já tinham fissuras na estrutura e limitações de manobra. Um dia o Barbeitos ejectou-se com fogo no motor, a cadeira não se separou do paraquedas e ele morreu esfacelado mas sentado.
Eu aproveitava os transportes para dormir, e às vezes também dormia quando estava de serviço na torre móvel. 
Do que veio a seguir nos Bijagós o melhor é nem falar. Nem sei porque é que me fui agora lembrar disto!